Carta de repúdio ao Instagram

Venho por meio desta expressar meu repúdio à recente política do Instagram que restringe publicações relacionadas a facas e à cutelaria. Tal medida tem gerado impactos negativos consideráveis não apenas para os cuteleiros, mas também para os entusiastas e colecionadores dessa arte milenar.

A cutelaria é uma atividade artesanal com profundas raízes culturais e históricas, envolvendo habilidade, dedicação e uma tradição que remonta a séculos. Ao restringir a divulgação de trabalhos de cuteleiros, o Instagram não apenas prejudica esses profissionais, mas também limita a apreciação e a disseminação de um patrimônio cultural valioso.

A fabricação de facas envolve um processo rigoroso que une técnica e arte, e muitos cuteleiros utilizam o Instagram como uma plataforma essencial para promover seus trabalhos, compartilhar conhecimentos e alcançar novos públicos. A decisão de restringir esse tipo de conteúdo impacta diretamente a visibilidade e a sobrevivência financeira desses artesãos, além de desestimular o interesse em uma arte que é, acima de tudo, inofensiva e legítima.

É importante ressaltar que a cutelaria, quando promovida de maneira adequada, não representa uma ameaça à segurança ou à integridade das pessoas. As publicações relacionadas a facas artesanais são, em sua maioria, voltadas para o compartilhamento de técnicas de fabricação, exposições de peças artísticas e discussões sobre a história e a evolução dessa arte. Restringir esse conteúdo é, portanto, uma medida desproporcional e injusta.

Entendo que o Instagram tem a responsabilidade de criar um ambiente seguro para todos os seus usuários. No entanto, acredito que é possível equilibrar essa missão com a valorização e o apoio a atividades culturais e artesanais, como a cutelaria. Sugiro que a plataforma adote uma abordagem mais equilibrada, talvez implementando diretrizes claras que permitam a publicação de conteúdos relacionados à cutelaria, desde que observadas regras específicas para garantir a segurança e o respeito entre os usuários.

Att. Janaia Fabri

Clube da Cutelaria