Instagram: Reels

Atualizado: 4 de dez. de 2023

O Reels é a nova função do Instagram que oferece ferramentas para criação de vídeos curtos e criativos. Disponível no aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS), o recurso permite gravar clipes mais elaborados, assim como o rival TikTok. É possível criar dublagens de músicas, sequências com desafios e efeitos diversos, como surgir com roupas diferentes. A função ajuda a dar continuidade às cenas e basta usar a criatividade para produzir.

O Instagram Reels, que em inglês significa bobinas ou carretéis, é uma evolução do Cenas, função que esteve em testes no Brasil durante um período. Os vídeos, que aparecem em destaque na aba Explorar, podem ter até 15 segundos de duração e ser compostos por diferentes clipes. É possível publicar o resultado nos Stories, no feed ou compartilhar com amigos específicos por meio de mensagens diretas. Vale ressaltar que as publicações ficam salvas automaticamente no perfil do usuário, que pode excluí-los a qualquer momento.
  • Áudio – Pesquise uma música que esteja disponível na biblioteca de músicas do Instagram ou use o seu próprio áudio original, sendo que para isso basta gravar um “Reel” com o som original em questão. Quando partilhar um ‘Reel’ com um aúdio original, esse aúdio passa a ser atribuído à sua conta e se esta conta for pública, qualquer pessoa pode selecionar “Use Audio” no seu “Reel” e criar “Reels” com esse áudio original. Por exemplo, se gravar um “Reel” que encoraje as pessoas a votar, outras pessoas podem pegar nesse aúdio e fazer as suas próprias versões do vídeo.

• Velocidade: Pode acelerar ou desacelerar um vídeo ou uma parte de um vídeo, que pode ajudar sobretudo a acompanhar o ritmo e fazer vídeos em câmera-lenta.O “Reels” pode ser gravado como uma série de vídeos curtos, um de cada vez ou todos ao mesmo tempo, ou até através dos vídeos que tenha disponíveis na galeria do telemóvel. Grave o primeiro “Reel” ao pressionar e segurar o botão de captura e pode acompanhar o progresso no topo do ecrã enquanto grava.

• Efeitos: Selecione um dos vários efeitos (filtros) disponíveis criados pelo Instagram e por criadores de todo o mundo. Um exemplo é o efeito “Green Screen” que nos coloca em frente a um cenário que esteja na galeria de fotografias do telemóvel. Neste caso, se tiver uma fotografia de praia, pode gravar em casa um clip de verão com os amigos.

• Temporizador e contagem regressiva: O temporizador pode ser programado para gravar um “Reel” sem preocupações. Quando inicia uma gravação começa uma contagem regressiva 3-2-1 e depois o “Reel” vai gravar consoante o tempo que selecionou.

• Alinhamento :Se alinhar objetos do clipe anterior antes de gravar o próximo, é possível criar transições perfeitas entre videos, como trocas de roupa ou para adicionar um amigo aos “Reels”.

SEMPRE mantenha o botão de gravação pressionado para criar o seu vídeo. Você pode gravar o vídeo em partes. Para isso, grave um trecho mantendo o botão pressionado e depois solte e repita o processo até finalizar sua produção. Para avançar, toque sobre o ícone de seta e, na tela seguinte, adicione figurinhas, filtros de cor, setas e frases sobre seu vídeo. Pressione o botão de seta, no canto inferior direito, para visualizar a página de compartilhamento;

Você pode adicionar uma legenda para o vídeo e usar até mesmo hashtags. O Instagram oferece a opção de compartilhar na visualização "Explorar" da plataforma e em seu feed de usuário de forma opcional. Além disso, toque em "Stories" caso queira compartilhar por apenas 24 horas com seus seguidores. Para compartilhar o vídeo no Reels, pressione o botão "Compartilhar" na parte inferior da tela;

DEPOIS DE PUBLICADO Você poderá visualizá-lo e terá opções como: excluir o vídeo, salvá-lo na biblioteca do celular, copiar seu link ou compartilhá-lo em outras redes sociais ou mensageiros online.

Fonte Techtudo e Comunidade cultura e arte

Janaia Fabri