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WhatsApp Business: Dicas e Funcionalidades

Atualizado: 20 de nov. de 2020


É inegável que desde seu lançamento, o Whatsapp se tornou uma importante ferramenta não apenas para comunicação e interação social, mas também como um recurso de geração de negócios. Hoje Whatsapp é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo com 2 Bilhões de usuários, Brasil e Índia são os países em que o aplicativo tem mais adesão. Dados de pesquisa mostram que o WhatsApp é dominante na categoria de mensageiros instantâneos nos celulares brasileiros. De cada 100 smartphones, 99 têm o aplicativo instalado.


Por isso o Clube da Cutelaria vai dar algumas dicas e sugestões de como utilizar o máximo de recursos disponíveis para você usá-lo em seu negócio:


IMPORTANTE! A maioria desses recursos estão disponíveis apenas no versão Whatsapp Business



Dados empresariais

Muitas das Informações sobre seu negócio podem ser usadas no perfil do WhatsApp Business, preencha o máximo de informações possíveis para que seus contatos tenham mais informações sobre você e seu trabalho. Através dele você pode configurar:


Nome/ Imagem/ Endereço/ Texto curto/ Categoria/ Horário de atendimento/ Link de compartilhamento

Salve seus contatos

Quando você contactar ou receber mensagens de um cliente ou potencial comprador, sempre grave o contato. Coloque nome, sobrenome ou alguma outra opção para identificação do contato, pode ser a cidade ou o apelido. Isso facilita a identificação em conversas posteriores.


Peça permissão

Caso você tenha o hábito de criar Grupos ou Listas de Transmissões para enviar promoções e lançamentos aos clientes o ideal é que você peça primeiro permissão e autorização para envio dessas mensagens. Você pode inclusive criar uma mensagem automática de boas vidas e já fazer essa primeira abordagem:


"Olá, seja bem vindo(a) aqui é do Clube da Cutelaria. Em breve lhe responderemos, mas caso queira participar de nossa lista de transmissão e receber novidades, responda essa mensagem com "eu quero" para que possamos lhe adicionar"

Crie Listas de transmissão

As Listas de Transmissão são ótimas opções para envio de conteúdo massivo, mas antes de tudo, segmente seus contatos por interesses/faixa etária/gênero ou outro filtro que lhe for conveniente. Tenha cuidado como o volume e frequência de envios, é inconveniente ficar recebendo diariamente “bom dia”, “boa tarde” e infinitas fotos de facas sem contexto ou necessidade. Crie um periodicidade para essas listas, ( 1x... 2x por semana) Promoções 1x por mês, Lançamentos a cada 10 dias, por exemplo.


O Limite de cada lista são 256 contatos. Mas você pode criar várias listras para facilitar o gerenciamento, lembre-se apenas de nomear cada uma delas para não se confundir.


Status

Esse recurso é como os Stories do Instagram e também tem validade de 24h, através dele você pode compartilhar textos, fotos, vídeos e GIFs animados. Para enviar e receber as atualizações de status de um contato, você e ele devem ter o número de telefone um do outro salvo na lista de contatos.


Whatsapp Web

Esse não é um recurso exclusivo do Business, mas é bastante utilizado para quem prefere trabalhar com Whatsapp aberto no computador, para usá-lo acesse pelo computador o site WhatsapWeb e capture o QR Code do seu celular (O QR Code aparece em seu celular, clicando nos 3 pontinhos na lateral direita, isso manterá seu Whats ativo e aberto no computador e facilitará conversas e envios de arquivos pelo seu PC.




Etiquetas

Na opção Business do aplicativo você pode criar etiquetas de identificação para organizar seus contatos, assuntos e negócios. Você cria as etiquetas com cores diferentes e nomenclaturas para marcar conversas e pessoas, você pode criar nomes como preferir para melhor identificação:

*ENCOMENDAS *AGUARDANDO *PAGAMENTO




Conversa fixada

Esse com certeza é um dos recursos mais valiosos do Whatsapp Business, pois ele permite que você fixe no topo do aplicativo 3 conversas que terão visualização prioritária. É uma forma interessante de estabelecer preferência na hora de responder clientes ou se organizar em relação aos próximos trabalhos que você precisa realizar.


Mensagens Rápidas

Sabe aquelas perguntas que você recebe todo o dia e cansa de responder a mesma coisa? Pois é, essa função "automática" facilita justamente essa questão, através dela você cria mensagens padrões para perguntas recorrentes. Isso economiza tempo e agiliza o atendimento. Para utilizar esse recurso configure todas mensagens que desejar, defina um atalho. Para utilizar as mensagens criadas na conversa: digite / e o atalho configurado.





Mensagem de Saudação

Configure essa opção para enviar uma mensagem automática de saudação ou boas vindas ao primeiro contato que receber. Caso a mesma pessoa volte a falar com você depois de 14 dias de inatividade ela receberá a mensagem novamente. Com esse recurso é possível formatar a mensagem e quem irá recebê-la. Uma boa forma de abordar clientes com um atendimento padrão.


Mensagens de Ausência

A mensagem de ausência é configurada da mesma forma que a de Saudação, quando você quiser estabelecer horários de atendimento ou por algum imprevisto não puder responder você habilita essa função, o interessante desse recurso é que além da mensagem, você pode estabelecer quem receberá a mensagem e horários específicos para "estar ausente".

Catálogo

Caso você tenha produtos à venda o catálogo é uma forma bem interessante de apresentar aos potenciais compradores sua linha de produtos, você cadastra fotos, descrição, preço no próprio Whatsapp e pode enviar para prováveis interessados diretamente pelo campo de mensagens. Atenção! Alguns itens não podem ser "catalogados".

Os itens seguem a mesma política de vendas do Facebook e Instagram: animais, drogas, armas e objetos ilícitos são proibidos.


WhatsApp Pay

No início de Julho de 2020, o WhatsApp anunciou um novo recurso: WhatsApp Pagamentos ou WhatsApp Pay, que na verdade é uma plataforma de pagamentos que permite aos usuários fazer transferência de dinheiro pelo aplicativo. Com esse recurso, os usuários poderão receber e enviar dinheiro para amigos e familiares, além de efetuar pagamentos de produtos e serviços de empresas online.

As transações entre pessoas físicas só poderão ser feitas com cartões de débito, e de acordo com o WhatsApp, sem taxas (isso não isenta possíveis taxas de transferências entre bancos).

Já empresas que utilizam o WhatsApp Business terão uma taxa de processamento de 3,99% para receber pagamentos de clientes, já que aceitam também pagamentos por cartão de crédito.

Há uma série de questões judiciais em discussão por isso a função foi suspensa temporariamente aqui no Brasil pelo Banco Central, mas alguns alguns economistas dizem que assim que for liberado o WhatsApp Pay tem enorme potencial no país, apesar da taxa não ser muito competitiva, para quem não possui nenhuma maquinha nem outro sistema de recebimento WhatsApp pay tende a ser uma boa opção.


Como enviar dinheiro pelo WhatsApp Pay?

Para transferir dinheiro pelo WhatsApp, o usuário precisa usar um cartão de débito ou cartão múltiplo, com função de débito e crédito, emitido por um dos bancos participantes (Nubank, Sicredi e Banco do Brasil). Por enquanto, não é permitido o uso de cartão que tenha apenas a função crédito.

Para fazer esse cadastro, o usuário deve abrir alguma conversa no WhatsApp e clicar no ícone representado por um clipe de papel nos smartphones Android e pelo símbolo “+” nos smartphones iOS.

No menu seguinte aparecerá a opção “Pagamento”. Ali, o usuário deve colocar o valor que quer enviar.

Em seguida, se o usuário ainda não tiver configurado um cartão, aparecerá a opção de “Adicionar sua forma de pagamento”. Ali, o usuário precisa concordar com os termos de uso, e irá criar um PIN (senha) para o Facebook Pay. Depois, ele precisa colocar seus dados, como nome e CPF, e os dados do seu cartão, como o número e bandeira.

No final do processo, o aplicativo informa ao usuário que irá enviar um código de segurança para ele inserir na tela seguinte. Esse código pode ser enviado por SMS, e-mail ou no aplicativo do banco do cliente.

A função dele é verificar que realmente foi o dono daquele WhatsApp, e daquele cartão, que fez o cadastro. Depois de inserir o código, pronto!


(Fonte sobre WhatsApp Pay: MLabs)


CURIOSIDADE

O WhatsApp foi criado em 2009 pelo ucraniano chamado Jan Koum. Na época da criação ele estava desempregado e "do nada" resolveu criar um aplicativo de mensagens para se comunicar com os amigos. Cinco anos após a criação ele vendeu sua ideia por 19 bilhões.

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Todas as informações fornecidas são responsabilidade de cada cuteleiro ou empresa  individualmente, o Clube não assume responsabilidade por nenhuma negociação realizada.

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